RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS: O LOBBYING E A POSSIBILIDADE DE INTERAÇÃO COM O GOVERNO NA TOMADA DE DECISÃO

A Administração Pública é regida por princípios que visam garantir a lisura de todas as suas ações. A inobservância destes princípios ocasiona, em regra, atos de improbidade administrativa ou, até mesmo, crimes contra a administração pública. Em razão disso, criou-se grande receio de se estabelecerem tratativas diretas com o poder público, especialmente com os indivíduos responsáveis por discussões no governo.

Ocorre que a legislação e a regulamentação afetam diretamente a atividade desempenhada pelas sociedades empresariais, e, em razão disso, indivíduos traçam estratégias de relacionamento, a fim de manifestar-se com relação às discussões governamentais em andamento, dando início à atividade de lobbying. Nos Estados Unidos, essa prática é regulamentada há mais de 70 anos.

No Brasil, somente em 2019, o Ministério do Trabalho reconheceu tal atividade como uma ocupação. Contudo, ainda não há regulação específica, sendo que, num aspecto geral, o profissional de relações governamentais será responsável por elaborar planos estratégicos para atuar no processo de decisão política, defendendo interesses dos representados, elaborar planejamentos estratégicos para gerenciamento de crises no cenário internacional e, ainda, prestar assessoria a organizações privadas, públicas ou do terceiro setor, com a finalidade de providenciar análises, estratégias, gestão de riscos e de crises.

Após identificar como as discussões em andamento impactam a atividade dos representados, o profissional de relações institucionais e governamentais analisará os autores de tais discussões e posicionamentos, a fim de traçar estratégias de relacionamento que visem apresentar argumentos para influenciar e direcionar a tomada de decisão, sempre visando o interesse público e da sociedade.

Com isso, o cenário de relações governamentais passa a ser mais acessível, demandando, contudo, experiência em gerenciamento de crises, negociação e elaboração de estratégias, a fim de garantir que as organizações estejam alinhadas com a legislação e ações governamentais, sem ferir os princípios que regem a administração pública.

Tags: No tags