O Comércio Exterior tem passado, nos últimos anos, por um processo de transformação catapultado por inovações tecnológicas em seus processos que visam aumentar o grau de confiança e segurança nas operações, permitindo maior integração entre seus operadores e simplificação de processos.

Uma evidência disso é a implementação, pela Receia Federal do Brasil, do OEA – Operador Econômico Autorizado, certificação que concede maior agilidade nos trâmites aduaneiros aos operadores do comércio exterior, propiciando-lhe significativas reduções de custos e, em contrapartida, requer que estes Gerenciem os Riscos Inerentes a suas Operações de Comércio Exterior por meio de procedimentos e controles sólidos.

Neste sentido, visando atender às necessidades de nossos clientes, o Finocchio & Ustra desenvolveu sua ferramenta para auxiliar seus clientes nos processos de Certificação e Manutenção dos requisitos da Certificação ao OEA.

O desenvolvimento desta ferramenta parte da junção de conhecimentos em Comércio Exterior, Gestão de Projetos e Gestão de Riscos (com base na ISO 31000), totalmente alinhados com os atuais conceitos da Indústria 4.0, propiciando aos nossos clientes a utilização de serviços e soluções simples, amigáveis e práticas.

Nossa ferramenta pode ser acessada por telefones celulares ou computadores, propiciando aos nossos clientes acesso a quaisquer informações sobre o projeto de Certificação ao OEA ou Manutenção, tais como: status, atividades pendentes, gráficos de desempenho e outros dados. A ferramenta é configurada na plataforma Pipefy e gera relatórios dinâmicos por meio do Power BI.

Com esta inovação, o Finocchio & Ustra visa melhorar o ambiente de negócios de seus clientes.

 

Octávio Ustra, Sócio Responsável pela Área Tributária no Finocchio & Ustra.

octavio.ustra@fius.com.br

 

Gabriel Pastore, Head da Área de Consultoria Aduaneira no Finocchio & Ustra e especialista em Tributação e Comércio Exterior.

gabriel.pastore@fius.com.br

 

Guilherme Putnoki, Consultor Sênior da Área de Consultoria Aduaneira e especialista em Comércio Exterior e Gestão de Riscos (certificado pela ISO 31000)

guilherme.putnoki@fius.com.br