ESG: PESQUISA FIUS/IBEF CAMPINAS

Nos meses de julho e agosto de 2022, o Finocchio & Ustra Sociedade de Advogados e o IBEF Campinas realizaram uma pesquisa com o objetivo de verificar o nível de maturidade de empresas do interior do Estado de São Paulo em relação ao tema ESG e as identificamos como um respondente.

O levantamento se baseou em perguntas que abordaram aspectos ambientais, sociais e de governança, buscando identificar ações já realizadas, providências futuras e a forma de condução do assunto pelas empresas. Buscou-se, ainda, identificar o nível de criticidade e importância do tema no ambiente corporativo.

Lembrando que a sigla ESG tem origem na língua inglesa e representa os termos “Environmental, Social and Governance“. Traduzindo para o português significa “Ambiental, Social e Governança.”

É uma forma esperada de como as empresas devem conduzir seus negócios, acrescentando ao viés econômico/financeiro essas três diretrizes.

A implementação de iniciativas baseadas nos critérios ESG tem sido considerada essencial pelo mercado, pois indica que a empresa possui um planejamento para a sua perenização e busca trazer um impacto ambiental e socioeconômico positivo, tendo se tornado sinônimo de responsabilidade socioambiental, reputacional e de credibilidade.

Quanto mais estiver inclinada às práticas ESG, melhor será a reputação de uma empresa perante clientes, parceiros, fornecedores e acionistas, o que atualmente poderá lhe render oportunidades, como o acesso a linhas de investimento.

Para mensurar o quanto maduras e aplicadas as ações de ESG são em uma empresa, foram utilizadas algumas métricas baseadas em padrões classificados dentro de critérios ambientais (bom uso e conservação do mundo natural), sociais (pessoas) e de governança (conduta ética e gestão interna).

A seguir uma seleção de 25 das 54 respostas apuradas pela pesquisa, com breves ajustes redacionais para adequação a este texto:

 

1) Qual o porte da empresa em que você trabalha?

Empresa de Pequeno Porte – 16,67%

Média empresa – 58,33%

Grande empresa – 25%

 

2) O assunto ESG já foi comentado em sua empresa?

Sim – 76,92%

Não – 23,08%

 

3) Há quanto tempo ações relacionadas ao assunto foram endereçadas na sua empresa?

Nos últimos 6 meses – 30%

Entre 6 meses e 1 ano – 10%

Entre 1 ou 3 anos – 20%

Há mais de 3 anos – 30%

Não aplicável – 10%

 

4) O assunto foi conduzido por qual(is) área(s)?

C-Level – 30%

RH/DP – 10%

Jurídico – 10%

Compliance – 10%

Diretoria – 50%

HSE/SSMA (Segurança, saúde e Meio Ambiente) – 10%

Comitê multidisciplinar – 20%

Não aplicável – 10%

 

5) Os impactos/retornos financeiros das ações ESG são/foram medidos em relação ao faturamento da empresa?

Sim – 8,33%

Não – 91,67%

 

6) O setor de atuação de sua empresa gera algum impacto ambiental?

Sim – 53,85%

Não – 38,46%

Não aplicável – 7,69%

 

7) Quais impactos?

Emissão de carbono – 30%

Poluição da água – 10%

Biodiversidade – 10%

Descarte de resíduos – 70%

Utilização de recursos hídricos – 10%

Não aplicável – 30%

 

8) A empresa possui normas e/ou controles internos voltados à preservação ambiental?

Sim – 61,54%

Não – 23,08%

Não aplicável – 15,38%

 

9) A empresa possui estratégia para a gestão eficiente dos recursos energéticos?

Sim – 46,15%

Não – 38,46%

Não aplicável – 15,38%

 

10) A empresa possui alguma certificação voltada a atestar a qualidade de sua gestão industrial, respeito ambiental e/ou práticas seguras? (Ex.: ISO 14001)

Sim – 23,08%

Não – 53,85%

Não aplicável – 23,08%

 

11) A empresa possui um canal para realização/recebimento de denúncias em relação a não conformidades ligadas ao aspecto ambiental?

Sim – 30,77%

Não – 69,23%

 

12) A empresa possui ações institucionais para promover a inclusão, diversidade e igualdade de gênero?

Sim – 69,23%

Não – 15,38%

Não aplicável – 15,38%

 

13) A empresa possui ações institucionais visando à promoção de oportunidades e à remuneração de maneira igualitária entre os gêneros?

Sim – 76,92%

Não – 23,08%

 

14) A empresa possui políticas e/ou controles voltados a combater trabalho infantil ou análogo à escravidão em sua cadeia de fornecedores?

Sim – 30,77%

Não – 38,46%

Não aplicável – 30,77%

 

15) A empresa possui ações institucionais visando promover a igualdade racial?

Sim – 84,62%

Não – 15,38%

 

16) A empresa promove ações que visam causar um impacto positivo na região/comunidade em que está inserida? (Ex.: campanhas beneficentes, doações, medidas de remediação de impacto social ou ambiental, apoio ao desenvolvimento econômico da região, geração de empregos, etc).

Sim – 75%

Não – 16,67%

Não aplicável – 8,33%

 

17) A empresa possui normas ou regulamentos internos relacionados à governança?

Sim – 84,62%

Não – 15,38%

 

18) Quais normas ou regulamentos?

Código de Conduta – 81,82%

Política de Anticorrupção – 54,55%

Políticas de Conflito de Interesses – 63,64%

Políticas de Presentes e Hospitalidades – 36,36%

Políticas de Privacidade e Proteção de Dados – 90,91%

Políticas de Inclusão e Diversidade – 36,36%

Políticas de Cargos e Salários – 90,91%

Política de Sucessão (Sócios ou Cargos de Gestão) – 27,27%

 

19) A empresa realiza periodicamente o treinamento e a comunicação de seus profissionais em relação aos documentos selecionados no item acima?

Sim – 69,23%

Não – 30,77%

 

20) O assunto governança/conformidade é incentivado e divulgado pela alta liderança da empresa?

Sim – 76,92%

Não – 23,08%

 

21) A empresa possui um canal de denúncias que permita aos profissionais reportarem de forma eficiente eventuais abusos, violações ou situações de desconformidade de qualquer natureza?

Sim – 69,23%

Não – 30,77%

 

22) A empresa realiza a devida diligência (due diligence) de fornecedores, representantes, distribuidores, parceiros e demais terceiros com os quais negocia? (Ex.: diligência anticorrupção e reputacional)

Sim – 53,85%

Não – 46,15%

 

23) A empresa realiza a devida diligência (due diligence) de fornecedores, representantes, distribuidores, parceiros e demais terceiros com os quais compartilha dados pessoais? (Análise da conformidade de terceiros com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD))

Sim – 69,23%

Não – 30,77%

 

24) A empresa realiza o mapeamento de riscos de compliance (“Compliance Risk Assessment“)?

Sim – 61,54%

Não – 38,46%

 

25) Com a prática da agenda ESG pela empresa, é esperado que algumas ações sejam potencializadas, tais como:

Obtenção de linhas de crédito diferenciadas – 7,69%

Melhorar sua imagem no mercado – 76,92%

Melhorar sua imagem diante dos colaboradores (endomarketing) – 61,54%

Criar novas oportunidades de negócios – 61,54%

Aumentar sua visibilidade no mercado – 61,54%

Estar em conformidade com a legislação aplicável – 69,23%

Atrair e reter talentos – 46,15%

Desenvolver um programa de compliance – 30,77%

Aumentar o valor de mercado da empresa – 69,23%

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