O CENÁRIO DE INADIMPLÊNCIA NO BRASIL, SEGUNDO ESTUDOS DO SERASA

Em dezembro de 2020 a Serasa Experian, prestadora de serviços para análise e informações concernentes a decisões de crédito e apoio a negócios no Brasil, lançou o semáforo do crédito, um estudo cujo objetivo é avaliar o cenário nacional, levando em consideração os indicadores de crédito, taxa de inadimplência e outras informações coletadas.

De acordo com o estudo, o país enfrentava na data de seu lançamento, um estado de alerta no ambiente de crédito, o que já representava uma recuperação, visto ter atingido seu pior momento nos últimos dez anos em maio de 2020.

Com o avanço da vacinação e retomada das atividades econômicas, nota-se situação de recuperação no cenário de crédito. Em 2020 o país atingiu cerca de 259 bilhões de reais em dívidas negativadas de consumidores e 118 bilhões de reais para dívidas de pessoas jurídicas, enquanto que, neste ano de 2021 o maior volume foi de 249 bilhões de reais para os consumidores e 107 bilhões de reais para as pessoas jurídicas. A maior concentração dessas dívidas está no setor bancário, especialmente cartões de crédito.

O cenário de soerguimento favorece a negociação e recuperação de créditos inadimplentes no período de pandemia, o que consequentemente tende a melhorar o nível do semáforo do crédito.

Tags: No tags