A área de Negociação e Recuperação Estratégica de Crédito do Finocchio & Ustra atua assessorando pessoas físicas e jurídicas, brasileiras e estrangeiras, na composição de interesses, buscando sempre a celebração de acordos, com o objetivo de resolver demandas de forma extrajudicial.
A assessoria em negociação visa à resolução de litígios de alta complexidade de forma célere e estratégica, com aplicação em grandes negócios na área de infraestrutura, negócios imobiliários, contratos de longo prazo, fornecimento e gestão de ativos específicos, entre outros. Nossa área atua também na assessoria especializada de recuperação extrajudicial de créditos comerciais, auxiliando empresas na organização de seus departamentos de cobrança por meio da criação ou revisão de processos internos, com aplicação de critérios para concessão de crédito e exigência de garantias, além do controle de inadimplência, estabelecendo, assim, requisitos para a adoção dos diferentes tipos de abordagem de cobrança.

Dentre as principais áreas de atuação, destacam-se:

  • Negociações dos mais variados níveis de complexidade e assuntos para pessoas físicas ou jurídicas;
  • Elaboração de estratégia para orientar clientes na condução de negociações;
  • Atuação em demandas de uso indevido de marca ou elementos de propriedade industrial;
  • Apoio e orientação aos clientes na condução de negociações;
  • Assessorar clientes a obter a baixa/cancelamento de restrições indevidas, via extrajudicial;
  • Assessorar clientes que foram alvo de fraudes bancárias, visando serem ressarcidos;
  • Atuação estratégica para recuperação de crédito extrajudicial e judicial de pessoas físicas e jurídicas;
  • Gestão de passivo para redução de protestos e/ou negativações;
  • Representação de credores, pessoas físicas e jurídicas, em renegociação de dívidas;
  • Elaboração e análise de instrumentos de confissão de dívida, transação, entre outros, focados na recuperação de crédito;
  • Realização de pesquisa de bens e elaboração de pareceres sobre o estado financeiro de parceiros, sejam clientes ou fornecedores;
  • Assessoria na gestão do departamento de crédito e cobrança dos clientes, elaborando e aplicando diretrizes, monitorando devedores, fornecendo parecer técnico para análise de crédito;
  • Elaboração de notificação e contranotificação extrajudicial.