Imóveis rurais: novos limites ao capital estrangeiro
By Luis Felipe Dalmedico Silveira, Larissa Kainy de Oliveira, Victória Garcia Nunes Rosa
A segurança jurídica nas operações com imóveis rurais sempre foi um tema sensível, especialmente quando envolve capital estrangeiro. Nos últimos anos, a falta de clareza sobre as regras aplicáveis gerou dúvidas, atrasos e até riscos em estruturas de investimento. Nesse cenário, uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal contribui para oferecer maior clareza ao mercado.
O entendimento reafirma que empresas brasileiras com controle estrangeiro estão sujeitas a restrições na aquisição de imóveis rurais, incluindo, em determinados casos, a necessidade de autorização prévia da União. Embora a regra já existisse, sua aplicação vinha sendo interpretada de formas diferentes ao longo do tempo, especialmente por cartórios e órgãos administrativos, impactando diretamente a condução das operações.
Mais do que o conteúdo da decisão, o principal efeito está na redução das incertezas. Com uma interpretação mais uniforme, investidores e empresas passam a operar em um ambiente mais previsível e seguro. Isso facilita o planejamento das operações e reduz o risco de surpresas ao longo do processo — aspecto essencial em transações que envolvem ativos relevantes e estruturas mais complexas.
Esse cenário reforça um ponto importante para o mercado. A análise da composição societária e da origem do capital não deve ser tratada como etapa secundária. Esses elementos precisam ser considerados desde o início da estruturação da operação, para evitar entraves futuros e garantir maior segurança na execução do negócio.
No fim, não houve mudança nas regras, mas sim maior clareza sobre como elas devem ser aplicadas. Para o mercado imobiliário rural, isso representa um avanço relevante. Em um ambiente em que previsibilidade e organização fazem diferença, ter diretrizes mais bem definidas contribuem diretamente para a estabilidade e para a viabilidade das operações.
Read also
Injunction reignites debate on georeferencing of rural properties
RegularizAgro: Plan for the Regularization of Rural Properties
The Brazilian Federal Government has published Federal Decree No 11,105/2022, creating the National Plan for the Regularization of Rural Properties through the RegularizAgro programme. Its central objective is to implement the Brazilian Forest Code and to advance the review of the information held in the CAR — Brazil's Rural Environmental Registry.